Através de indicação apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a deputada estadual Ludmilla Fiscina (PV) solicitou ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) a construção e implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) nos bairros do Nordeste de Amaralina e Nova Brasília de Itapuã, em Salvador.
No documento, Fiscina justifica esta medida pelas constantes reivindicações e necessidades dos serviços de saúde dos moradores dessas localidades, a partir dos dados das secretarias estadual e municipal de Saúde.
“No Nordeste de Amaralina, por exemplo, os moradores vêm constantemente reivindicando uma unidade de saúde, tendo em vista que quando precisam de atendimento se deslocam para as UPAs dos Barris, Brotas, Marback e até mesmo da San Martin. Já em Nova Brasília de Itapuã, para serem atendidos os moradores precisam se deslocar para a UPA do bairro, que fica muito distante de onde moram”, relatou a deputada.
A parlamentar justificou que as duas localidades são populosas e por isso demandam por serviço de saúde para atender dignamente à população.
“O complexo do Nordeste de Amaralina, composto pela Chapada do Rio Vermelho, Santa Cruz e Vale das Pedrinha, tem uma população de cerca de 40 mil habitantes, que sofrem diariamente com problemas de falta de acesso à educação, ao trabalho e à saúde, ou seja, a serviços básicos. Além de ter uma população com maioria entre 20 e 49 anos que precisa da atenção do estado, principalmente no que diz respeito à saúde”, explanou Fiscina.
“Em Nova Brasília de Itapuã não é diferente. Com população estimada em 25 mil habitantes, os moradores carecem de um atendimento mais próximo de onde residem. É preciso atenção à escolha de um local estratégico desta unidade para que possa atender também às comunidades conhecidas como Ex-combatentes, Tocaias, Alto da Bela Vista e Parque Metropolitano de Abaeté”, defendeu a parlamentar.
Foto: Aluísio Neto