A deputada estadual Ludmilla Fiscina (PV) apresentou uma moção de congratulação na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), parabenizando o município de Conceição do Almeida pelos seus 134 anos de fundação, comemorados neste dia 18 de julho.
“Neste dia de festa, quero parabenizar todos os almeidenses que, com a força do trabalho, vem construindo sua história e fazendo uma cidade cada vez melhor. Que tenham orgulho de pertencer a este município e vivam felizes com suas famílias”, desejou a deputada.
No documento, a parlamentar contou que a então Freguesia de Conceição do Almeida, de 23 de março de 1872, teve uma mudança institucional com a criação do Distrito de Conceição do Almeida, sendo subordinado ao município de Maragogipe, e, a partir de 1880, de São Filipe.
Fiscina explica ainda que a emancipação político-administrativa em relação a São Filipe somente ocorreu em 1890, quando Conceição do Almeida foi criado por ato do Poder Executivo estadual, em 18 de julho de 1890, com o povoado elevado à condição de vila, cuja mudança institucional ocorreu em razão de uma articulação política realizada por latifundiários.
O município está situado no recôncavo baiano, a 160 km da capital, e possui uma população estimada em 17.087 habitantes, fazendo divisa com Castro Alves, Cruz das Almas, Dom Macedo Costa, Sapeaçu, Santo Antônio de Jesus, São Filipe e Varzedo.
Foto: Aluísio Neto (Ascom/Deputada)