Por meio de moção de congratulação apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a deputada estadual Ludmilla Fiscina (PV) parabenizou os municípios de Aporá e Olindina pelo aniversário de 66 anos de emancipação política, comemorado no último dia 14 de agosto.
“O território de Aporá, no estado da Bahia, além de integrar a sesmaria da Casa da Torre de Garcia D’Ávila, foi povoado no início da primeira metade do século 19 por colonos que se estabeleceram para desenvolver a criação de gado e o cultivo de lavoura de subsistência por conta da fertilidade daquelas terras, apropriadas para lavoura e a pecuária, quando naquela oportunidade atraiu outras famílias que ajudaram na formação do povoado”, contou Fiscina no documento.
Em 1816, o povoado foi elevado à categoria de freguesia com o nome de Nossa Senhora da Conceição de Aporá, vinculada à freguesia do Divino Espírito Santo de Inhambupe, quando em 14 de agosto de 1958 foi elevado à categoria de município pela Lei Estadual nº 1.021, com o nome simplificado de Aporá, desmembrando-se de Inhambupe.
Aporá está localizado no território de identidade Litoral Norte e Agreste baiano, a 188 km da capital baiana, com população de 15.922 habitantes, fazendo limite com Acajutiba, Crisópolis, Entre Rios, Esplanada, Inhambupe e Olindina.
Também completando 66 anos no dia 14 de agosto, Olindina foi lembrada pela deputada pela sua história. “A fundação do município teve início nas três décadas finais do século 19 e está diretamente relacionada à Guerra do Paraguai, uma vez que o médico e chefe do hospital para feridos, Pedro Ribeiro de Araújo, acabou sendo agraciado com as terras do atual município de Olindina, quando na oportunidade tomou posse do lugar, batizando-o de Fazenda Mocambo.
Por sua vez, o beato Antônio Vicente Maciel, mais conhecido por Antônio Conselheiro, em 1882, em passagem por Itapicuru, do qual o município de Olindina fazia parte, construiu uma capela com a invocação de São João Batista e depois Nossa Senhora da Conceição. Por conta disto, já se formava um pequeno povoado com alguns casebres, quando na mesma ocasião foi denominada de Nova Olindina, cujo nome permaneceu até o ano de 1943, para depois adotar a denominação definitiva de Olindina.
O município está localizado a 200 km de Salvador, com uma população estimada em 26.907 mil habitantes, limitando-se com Itapicuru, Crisópolis, Aporá, Sátiro Dias e Nova Soure.