Clique aqui e acesse nossas redes sociais

Notícias

Ludmilla Fiscina comemora os 62 anos de Itanagra

A deputada Ludmilla Fiscina (PV) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), moção de congratulações pela passagem do aniversário de fundação e emancipação política de Itanagra, celebrado nesta terça-feira (30 de julho), quando completou 62 anos. A parlamentar parabenizou os munícipes e solicitou da Casa que dê conhecimento da homenagem à Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores.

A moção traz informações geográficas da cidade, como sua localização no Território de Identidade Litoral Norte e Agreste Baiano, com 490.526 km² de extensão territorial e divisa com os municípios de Araçás, Entre Rios, Mata de São João e Pojuca. “Fundado em 30 de julho de 1962, com as denominações de Cipó das Cabaças, Engenho de Cipó, Aço da Torre e Vila de Itanagra, o município de Itanagra teve como primeiro prefeito o juiz Rafael Gonçalves”, anotou Ludmilla Fiscina.

A legisladora também registrou que, originalmente, “seu território integrava a Sesmaria da Casa da Torre de Garcia d’Ávila, cujo povoamento se deu a partir do ano de 1842, quando o capitão Manoel Dias Gonçalves iniciou um plantio da cana-de-açúcar, sendo que, neste mesmo ano, liderou uma expedição com o objetivo de criar povoados da Barra do Rio Pojuca à Barra do Rio Real, cuja expedição era composta de 42 pessoas, entre capatazes, escravos e caboclos nativos”.

Foto: Ascom/ALBA

Compartilhe

Mais Notícias