A deputada Ludmilla Fiscina (PV) comemorou o aniversário de emancipação política e administrativa dos municípios de Coronel João Sá e Santa Brígida, que completam igualmente 62 anos neste mês de julho. A parlamentar parabenizou os munícipes através de moções de congratulações registradas na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a quem solicitou que dê conhecimento da homenagem aos respectivos chefes dos poderes Executivo e Legislativo das cidades.
Sobre Coronel João Sá, que celebra sua fundação no dia 28 de julho, a legisladora descreve que sua formação está associada à transição de camponeses, quando posteriormente foi reconhecido como parte do território baiano de Jeremoabo, do qual se desmembrou, sendo oficialmente fundado em 1962. “Através da Lei Estadual n° 1762, de 28 de julho de 1962, o distrito de Iguaba foi desmembrado do município de Jeremoabo, quando o elevou à categoria de município, cujo documento emancipou o lugar com o nome de Coronel João Sá, em homenagem ao Coronel João Gonçalves de Sá, importante figura política de Jeremoabo”, anotou a deputada.
Já na moção a Santa Brígida, que comemora o aniversário no dia 27 de julho, a parlamentar registra que a localidade foi colonizada por vaqueiros ligados à Casa da Torre, da qual o território original era uma sesmaria, pertencente ao português Antônio Manoel de Souza, cujo nome foi, em 1817, por ele nomeado em homenagem a sua finada esposa, Senhora Brígida.
Como explicou a parlamentar, no documento, o povoado de Santa Brígida foi distrito subordinado ao município de Jeremoabo, do qual se desmembrou e foi elevado à categoria de município pela Lei Estadual nº 1.757, de 27 de julho de 1962. O município foi instalado em abril do ano seguinte, com a posse do primeiro prefeito, senhor Zenor Pereira Teixeira, e com a primeira Legislatura da Câmara de Vereadores.
Foto: Aluísio Neto