Na tarde de hoje (23), a deputada estadual Ludmilla Fiscina (PV) comemorou a retomada de mais oito instalações do Polo Bahia Terra, que se somam à volta de 43% das atividades no último dia 3, e mais 36% que já tinham sido reativadas no mês de abril. Com isso, 100% da produção do polo foi desinterditada, passando a funcionar na sua totalidade.
As atividades do polo foram suspensas em dezembro do ano passado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Segundo a Petrobras em seu comunicado divulgado ontem (22), a companhia iniciou a execução dos procedimentos operacionais necessários para o retorno seguro do processo produtivo dessas instalações.
“Uma grande conquista para a categoria, que lutou incansavelmente por este momento tão importante que representa um grande avanço não só para a região, mas toda a população baiana. Um alívio também para os prefeitos, que estavam muito preocupados e ansiosos por essa retomada para o desenvolvimento econômico dos municípios”, destacou Fiscina.
Em março deste ano, durante reunião com o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, realizada na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), a deputada relatou o sofrimento dos prefeitos do Agreste e Litoral Norte baiano com essa interdição e solicitou a união de esforços para a reativação das atividades.
As oito instalações que terão as atividades retomadas são Estação Coletora Rio Itariri, Estação Coletora Jandaia, Estação Compressores de Fazenda Imbé, Estação de Compressores de Taquipe, Estação Óleo de Carmo, Estação Coletora Rio da Serra e Estação Coletora Fazenda Imbé.